O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começa a ser emitido a partir desta quarta-feira (1°) no Rio Grande do Sul. As novas habilitações serão expedidas à medida que os motoristas forem renovando ou emitindo a segunda via.
Para quem está com ela atualizada, não haverá necessidade de troca imediata para o novo padrão. De acordo com o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), a CNH atual continua valendo até a data de vencimento.
A decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é de dezembro de 2021, por meio da resolução n° 886. O documento poderá ser expedido em meios físico, digital ou ambos. “A escolha fica à critério do condutor”, diz a resolução.
O condutor vai receber o modelo impresso, mas pode também optar por utilizar o digital no celular, ou portar as duas versões, que serão igualmente válidas.