Os alunos do 5º Ano, da Escola Joaquim Porto Villanova, do bairro Lambari, estão participando do projeto Reciclar Para Salvar o Planeta Terra. A iniciativa partiu de um desafio da direção e da coordenação do educandário, que desafiaram a professora Márcia Simone Adam, com o objetivo de promover práticas sustentáveis. A professora conta que a escola estava acumulando muitas sobras de papel nas salas de aula, sendo assim, surgiu a ideia de destinar o material a uma prática educativa e de reciclagem, que foi a oficina de papel reciclado. “As crianças recolhem os papéis que sobram na sala, depois eles rasgam em pequenos pedaços. Após isso, esse papel é batido no liquidificador por mim e, posteriormente, as crianças fazem a reciclagem, montando as folhas de papel nas peneiras”, explica a professora Márcia.
Os papéis produzidos já estão sendo utilizados pelas crianças. A professora comenta que a produção de cartões para o Dia das Mães foi feita com os papéis reciclados. “Meu objetivo é fazer uma agenda com esse material. Acredito que até o fim do ano conseguiremos, pois tem muitas sobras de papel na escola.”
Durante a produção, os alunos ficam divididos em grupos, de acordo com suas preferências nas etapas. “Essa turma é muito querida, eles são muito dedicados e disciplinados.”
A coordenadora pedagógica da escola, Vera Goi Denis, explica que havia a necessidade de reciclar na escola, pois, além das sobras de papéis, livros e revistas antigos também estavam acumulados nos espaços escolares. “Por isso, pensamos em começar um projeto que fizesse bem para a natureza e ensinasse algo importante para os alunos”, acrescenta. Já a diretora do educandário, Cláudia Regina da Costa, destaca a importância da experiência. “É uma atividade valiosa para colocar aos nossos alunos a importância de reciclar.”