20.9 C
Ijuí
quarta-feira, julho 24, 2024

DENTRO DAS QUATRO LINHAS

** O Presidente Bolsonaro tem repetido que faz tudo dentro das quatro linhas. Isso quer dizer que ele segue a lei do país, que não faz nada ilegal e que essa é uma diretriz dele, desde o primeiro dia no governo até o último. Acontece que estamos vivendo momentos em que nem todos os poderes do país seguem dentro das quatro linhas. Como Bolsonaro vai reagir?

** As multidões de adeptos do Presidente continuam postadas diante de estabelecimentos militares no país afora e estão a mais de um mês aguardando por uma posição mais incisiva do Presidente da República. Aí fica a dúvida do que aconteceria se ele tomasse uma atitude mais incisiva, por exemplo, pedisse para essas multidões se postarem diante das assembleias legislativas, dos governos dos Estados e mesmo em especial diante da Justiça Federal. Estaria ele então, saindo das quatro linhas? Realmente é um ato que pode levar a consequências de confronto não desejadas o que seria pior de tudo. Última informação do Bolsonaro é que ele não vai passar a faixa para o futuro Presidente.

** Já começam a aparecer mudanças marcantes para o próximo governo. Uma delas é a criação de mais 15 ministérios, iríamos para 35 ministérios. Outra mudança é o “aproveitamento de muitos companheiros” que tiveram problemas muito sérios com a justiça e que serão aproveitados no novo governo. Outra mudança também que já se anuncia seria o chamado “revogaço”, isto é, a revogação de inúmeras medidas feitas pelo governo que está encerrando o mandato e que tiveram inclusive o apoio do congresso nacional. Sem falar na mudança quanto à conduta da economia que já estamos vendo. Veja como está o dólar e a inflação. Tudo isso nos faz criar uma expectativa do que realmente vai acontecer a partir do ano que vem.

** Sabe-se que sete milhões de habitantes já abandonaram a Ucrânia. Como a guerra com a Rússia dura há sete meses, seriam um milhão de pessoas por mês. Para um país que tem 40 milhões de habitantes, isso é muito. E não existe por enquanto uma ideia de quando vai terminar esta guerra. É muito terrível sabermos que estão sendo bombardeadas centrais elétricas, centrais de abastecimento de água e que milhões estão passando dificuldades imensas, com um frio muito grande, eis que o inverno lá na Ucrânia chega a temperaturas de 10, 20 graus abaixo de zero.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS