22 C
Ijuí
quinta-feira, setembro 3, 2026

Crimes de abigeato seguem em queda no RS e em Ijuí

O Rio Grande do Sul pode completar, neste ano, uma década de queda dos números de casos de abigeato – o furto de animais em propriedades no interior. Desde 2016, quando foi instaurada uma força-tarefa da Polícia Civil para combater crimes rurais, já são nove anos consecutivos de redução nos índices criminais relacionados ao abigeato, conforme dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública.  A força-tarefa evoluiu ao longo deste período, resultando na criação de cinco Delegacias de Polícia Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrabs). E, no início deste ano, também foi criada a Divisão de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Dicrab), responsável por coordenar e auxiliar as ações das Decrabs.

Em entrevista ao JM, o diretor da Dicrab, delegado Heleno dos Santos, explica que as ações desempenhadas pela Divisão estão resultando na sequência da queda dos números de abigeato. “Nós incentivamos, coordenamos e também trabalhamos no sentido de aparelhar essas Decrabs, para que esses números continuem caindo, não só de abigeato, mas também qualquer tipo de crime rural. E é exatamente o que nós estamos conseguindo fazer”, afirma. Entre os meses de janeiro e julho deste ano foram registrados 1.785 casos em todo o Estado. Em comparação, no mesmo período do ano passado, já haviam sido registrados 1.974.

Em Ijuí, também foi registrada uma grande queda nestes tipos de crime na última década. Até o momento, neste ano, foram registrados apenas dois casos. Se este ritmo continuar até o mês de dezembro, 2025 poderá ser o ano com o menor número de casos registrados no município, superando os anos de 2023 e 2024, em que foram feitos sete registros em cada ano. Em comparação, 21 casos em 2016 e 30 em 2017.

A notícia completa está na versão impressa do Jornal da Manhã.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor, coloque seu nome aqui

spot_img

Últimas NOTÍCIAS