Atendendo demandas do serviço e buscando oferecer suporte às escolas do município no retorno às aulas em momento pós-pandemia de covid-19, os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil do Hospital Bom Pastor de Ijuí, psicólogo Diego Felipe Portolann e a psiquiatra Alexandra Tonel Schröder participaram de dois encontros com educadores do município.
As atividades foram realizadas em momentos diferentes, um com a Escola Estadual Carlos Zimpel e outro com a Escola Estadual Ruy Barbosa.
Durante os encontros com as escolas, diversos temas foram abordados e debatidos, com ênfase à saúde mental dos professores e alunos, dificuldades de aprendizado e de socialização dos estudantes neste momento de retorno, bem como os conflitos interpessoais, que representam desafios para a prática de muitos docentes.
Os professores relataram as dificuldades em sala de aula e foram desafiados a pensar em possíveis estratégias para uma prática educacional saudável e diferenciada no ambiente escolar, visando a promoção da saúde mental.
A atividade contou com a presença de docentes, orientadores pedagógicos, equipe diretiva e gestora dos educandários e com a participação da psicóloga e coordenadora de saúde mental da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (17ª CRS), Loureliz Bastos Otero Scherer.