No começo de dezembro a empresa que é autoridade mundial em cores divulgou qual é a Cor do Ano 2023: Viva Magenta. Da família dos vermelhos, a cor de código Pantone 18-1750 transmite força e energia. Depois de eleger o tom de roxo Very Peri (Pantone 17-3938 TCX) como Cor do Ano 2022, a empresa resolveu se manter nos tons vivos para a próxima temporada.
De acordo com os especialistas da Pantone, a cor Viva Magenta é inspirada na natureza e nas coisas reais. Para eles, isso é muito necessário, pois vivemos uma era repleta de tecnologias.
Na busca de evidenciar a natureza, a inspiração da Pantone para eleger a Cor do Ano 2023 foi a cochonilha. A cochonilha é um inseto que libera um corante natural avermelhado bastante precioso em todo o mundo.
A Viva Magenta se destaca por ser uma das mais brilhantes e fortes. Nas tendências, esse tom expressa um novo vigor e evidência a autoexpressão.
A Pantone descreve a cor como corajosa e destemida, uma cor pulsante, cuja exuberância impulsiona a celebração, alegria e otimismo.
Além disso, a intenção da Cor do Ano Viva Magenta é explorar a dinâmica entre a Inteligência Artificial (IA) e criatividade humana para criar o “Magentaverso”. Descrita como uma cor híbrida, funciona entre o universo físico e virtual.
Esse tom de vermelho rosado apresenta um equilíbrio entre o quente e o frio.
No design e na moda, a cor exala otimismo para criações criativas e assertivas, sendo um vermelho carmim que transmite ousadia. A empresa também explica que essa cor deve transcender o design e a moda para refletir diretamente no estilo de vida dos consumidores em nível global.
*A notícia completa está na versão impressa do caderno Panorama encartado no Jornal da Manhã.