Um dia antes de deixar a presidência da Assembleia Legislativa, o deputado Valdeci Oliveira (PT) apresentou à imprensa gaúcha o balanço de sua gestão, numa cerimônia no Salão Júlio de Castilhos no final da manhã de ontem.
Cercado por servidores, membros de sua equipe, diretores e superintendentes da Casa, o petista falou sobre os principais momentos de sua gestão, que foi marcada pelo “fortalecimento da democracia, estímulo à diversidade e solidariedade”. “Apesar do ano ter sido tomado por um embate político-eleitoral bastante tenso, conseguimos avançar de forma tranquila”, sintetizou o parlamentar.
A menina dos olhos da gestão de 2022 foi o Movimento Rio Grande contra a Fome, capitaneado pelo Legislativo e com a participação do Poder Executivo, Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Defensoria Pública. De junho a dezembro, foram realizadas mais de 50 ações de captação de alimentos, que renderam um saldo de 230 toneladas. Além disso, Assembleia e Judiciário doaram R$ 20 milhões cada ao Fundo Estadual de Assistência Social para aquisição de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social. Com os recursos, será possível adquirir mais de 142 mil cestas básicas.
O presidente da Assembleia destacou ainda dois outros temas, que demonstraram que o “diálogo é o melhor caminho” para a sociedade. Um deles foi a articulação promovida pelo Parlamento gaúcho na busca de compensações para os agricultores prejudicados pela estiagem.
*A notícia completa está na versão impressa do Jornal da Manhã.