15 C
Ijuí
sábado, maio 18, 2024

Uma voz reconhecida

Filho do empresário Nilo Leal, Nícolas nasceu em Santa Maria, mas veio para Ijuí com poucos dias de vida. “Me considero ijuiense de coração”. Desde pequeno ele nutre paixão pela música nativista. Acompanhava os festivais pelo rádio nas transmissões do saudoso Milton Silva e do mestre João Soler, diz. Sua família sempre participou ativamente do CTG Clube Farroupilha e ele iniciou muito cedo nos festivais.

O influenciaram os grandes “canários” do Rio Grande, como José Cláudio Machado, César Passarinho, Leopoldo Rassier, Miguel Marques e Luiz Marenco. Nícolas diz que não sabe exatamente de quantos festivais participou, mas lembra que foram alguns entre festivais de interpretação (músicas não inéditas) e composição (músicas inéditas).

Alguns troféus estão guardados em Ijuí, outros em Passo Fundo, onde mora, e outros estão pelo mundo. “Acredito que no mesmo local secreto das canetas e guarda-chuvas perdidos”, brinca.

Nos últimos meses ele recebeu quatro premiações: Confraria Galponeira (Passo Fundo-RS / 2º lugar); Canto Galponeiro (Passo Fundo / Música mais popular); Canto de Luz (Ijuí / 3º lugar da Fase Local) e Vertente da Canção Nativa (Piratini / 1º lugar e Melhor Melodia). A participação na Vertente da Canção Nativa foi a mais recente, no primeiro final de semana de dezembro.

Nícolas explica que existe todo um processo de seleção das músicas inscritas por parte dos festivais, pois precisam ser inéditas (tanto letra quanto melodia), além de atender todos os critérios de cada regulamento específico (tempo da música, temática, o idioma – alguns somente aceitam o português, outros expandem para espanhol e línguas indígenas, por exemplo).

Essa primeira etapa é a triagem, onde as músicas vão ser enviadas em gravações de estúdio. Feita a seleção das classificadas para o palco, ocorrerá a apresentação ao vivo, também com várias observações, como o número mínimo e máximo de componentes no palco. Geralmente existe uma nova fase eliminatória e as finalistas voltam ao palco para que os jurados determinem as premiadas.

*A notícia completa está na versão impressa do Caderno 2 encartado no Jornal da Manhã.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS