18 C
Ijuí
quarta-feira, junho 19, 2024

UMA VERGONHA PARA O PAÍS

Jornais do mundo todo e muitos dos principais líderes das nações globais repudiaram os atos antidemocráticos ocorridos neste último domingo, em Brasília. É uma vergonha para a imagem internacional do Brasil essa tentativa tupiniquim de imitar a invasão do capitólio nos Estados Unidos sob a inspiração do que aconteceu por lá, há exatamente um ano, como forma de repúdio ao resultado eleitoral com a derrota de Donald Trump. Principalmente, porque no caso brasileiro, o presidente eleito já foi diplomado e empossado no cargo e uma manifestação desse tipo não faz agora o menor sentido.

Também é fundamental que se diga que os atos de vandalismo com prejuízos ao patrimônio público que se viu em Brasília não representam o bolsonarismo nem a direita da política brasileira. A maioria dos bolsonaristas em todo o país, certamente, endossa manifestações pacíficas e não o ato desordeiro e deliberado de destruir as instalações das instituições dos três poderes, praticado por extremistas radicais, qualificados de terroristas pelo próprio Supremo Tribunal Federal e à luz do texto da Constituição da República. Merecem que sejam identificados, responsabilizados e devidamente punidos de forma exemplar. São indivíduos que agem movidos por um imaginário tosco de que terão como impedir os rumos da democracia ou tentar impor a sua vontade em relação à escolha do presidente para o nosso país.

Ainda assim, eles são claramente apoiadores do ex-presidente Bolsonaro e não funcionou a tentativa de líderes políticos de descolar a péssima imagem deixada pelo movimento da imagem pública do ex-presidente. A decisão de afastar do cargo o governador de Brasília por 90 dias e de assumir-se publicamente a garantia de que os financiadores e estimuladores desses atos terroristas serão responsabilizados é altamente acertada. A sociedade não espera menos das autoridades competentes e a imprensa continuará vigilante para cobrir os fatos ou denunciar caso isso não aconteça.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS