20.8 C
Ijuí
sexta-feira, março 29, 2024

Tema anual do MTG homenageia gaiteiros

“Minha gaita conta a história – A influência da gaita na construção da identidade do gaúcho”, dos autores Andrei Caetano – 3ª Peão Farroupilha do RS, e Daniel Muller Forrati – 1º Guri Farroupilha do RS, ambos integrantes do CTG Tio Bilia, de Santo Ângelo – 3ª RT, foi escolhido para ser o tema de 2023 do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG.

A gaita foi introduzida no Rio Grande do Sul por volta de 1846 com a família do imigrante Pedro Roth Birkenfeld e teve sua vasta disseminação, de fato, durante e após a guerra do Paraguai. Segundo os peões, mais importante que entender a introdução do instrumento em solo gaúcho é entender que ele foi introduzido no “coração” do homem deste Estado, e por isso que, assim como o cavalo, a gaita por si só também é sinônimo de gaúcho.

“A ideia central consiste na conscientização da importância da gaita como instrumento fundamental para a construção da identidade cultural do gaúcho, entender sua história, como ela influenciou o jeito de ser do homem campeiro, bem como aqueles que foram expoentes e construtores de sua reputação como instrumento símbolo do Estado do Rio Grande do Sul”, dizem.

*A notícia completa está na versão impressa do Caderno 2.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS