19.8 C
Ijuí
sexta-feira, junho 9, 2023

Sudeste detém quase 50% dos ministérios

Quase metade dos 37 ministros do novo governo Lula nasceram no Sudeste, sendo 11 só em São Paulo. Outros cinco são do Rio de Janeiro e um de Minas Gerais. O Nordeste é a segunda região com mais integrantes no primeiro escalão da terceira gestão do petista, com 13 ministros — quatro deles de Pernambuco, onde também nasceu o presidente.

As regiões Norte e Sul têm três ministros cada uma e o Centro-Oeste é a menos representada, com apenas uma sul-mato-grossense, a ministra do Planejamento, Simone Tebet.

Com quase um terço do ministério composto por paulistas, o governo não tem nenhum ministro do Distrito Federal e de dez estados: Amazonas, Roraima, Rondônia, Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso.

Na definição dos nomes, a região Norte tem Marina Silva (Meio Ambiente) representando o Acre; Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), do Amapá; Jader Filho (Cidades), do Pará.

Na região Nordeste um dos nomes definidos foi o de Renan Filho (Transportes), de Alagoas. Pela Bahia são três nomes escolhidos: Márcio Macêdo (Secretaria-geral da Presidência da República), Margareth Menezes (Cultura) e Rui Costa (Casa Civil). Já pelo Ceará apenas Camilo Santana (Educação). O Maranhão é outro Estado com forte presença no governo com três nomes: Flávio Dino (Justiça), Sônia Guajajara (Povos Indígenas) e Juscelino Filho (Comunicações).

Pernambuco terá quatro: Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovações), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), José Múcio Monteiro (Defesa) e André de Paula (Pesca e Aquicultura). O Piauí, por sua vez, é representado por Wellington Dias (Desenvolvimento Social).

O Centro-Oeste teve apenas um nome, emplacado com a ex-senadora Simone Tebet (Planejamento), representando Mato Grosso do Sul.

A região Sudeste, Alexandre Silveira (Minas e Energia), representando Minas Gerais. O Rio de Janeiro aparece com cinco nomes: Anielle Franco (Igualdade Racial), Carlos Lupi (Previdência Social), Cida Gonçalves (Mulheres), Daniela Carneiro (Turismo), Esther Dweck (Gestão).

*A notícia completa está na versão impressa do Jornal da Manhã.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias