8.4 C
Ijuí
terça-feira, junho 25, 2024

SIONISMO JUDEU

**Sionismo é um movimento político organizado no século XVIII, num congresso realizado na cidade de Basileia, na Suíça, e comandado pelo judeu Theodor Herzl. Seu objetivo era buscar um país para receber judeus perseguidos mundo afora.

**Multiplicavam-se seus pogroms na Rússia, onde existiam muitos judeus, e havia lá uma grande perseguição, e pelo mundo afora havia judeus sendo perseguidos por causa justamente do fato de serem dessa raça. O que a maioria dos judeus queria era ser aceito por aquele país onde estava e adotar a cidadania daquele país, seja francês, seja alemão, seja holandês, seja americano, mas isso não acontecia e os episódios de perseguição se repetiam.

**Temos episódios na Idade Média em que a Igreja Católica, através de um Papa, declarou que foram os judeus os culpados pela morte do Filho de Deus, Jesus Cristo. E aí, essa perseguição se tornou oficial em muitos países.

**Mas foi justamente com a grande perseguição feita pelos nazistas, que resultou em expulsão e confinamento de judeus aos milhões em campos de concentração e onde se calcula que até o número inacreditável de 6 milhões de judeus perdeu a vida dessa maneira.

**Podemos registrar os episódios ocorridos, por exemplo, na Espanha e em Portugal, onde os judeus estavam integrados na comunidade, mas mesmo assim houve uma ocasião em que foram excluídos, até no Brasil que recebeu uma invasão de holandeses, onde estavam participando muitos judeus que se estabeleceram em Pernambuco. Houve uma revolta para a expulsão desses invasores e junto com os judeus que dali se estabeleceram em Nova Amsterdã, que depois virou Nova Iorque. A maior cidade do mundo.

**Mas foi justamente com a grande perseguição feita pelos nazistas, que resultou em expulsão e confinamento de judeus aos milhões em campos de concentração e onde se calcula que até o número inacreditável de 6 milhões de judeus perdeu a vida dessa maneira.

**Isso deu o impulso final para que muitos judeus voltassem para a Palestina e lá se estabelecessem e começassem a comprar terras e lá morar. Inicialmente eles se estabeleciam em grupos numa colônia chamada Kibbutz que trabalhava num sistema de cooperação comunista e que havia a proteção entre os judeus. No início, quando os judeus foram para a Palestina, havia lá muitos árabes que representavam uma população esparsa, mas lá residente, de tal maneira que houve uma mistura, mas não amistosa.

** Dois terços das terras eram ocupados pelos palestinos, mas os judeus iam se espalhando e hoje 86% daquelas terras ocupadas pelos palestinos são ocupadas pelos judeus. E os conflitos entre os palestinos que tiveram que abandonar suas terras e, na verdade, não foram bem recebidos nem pelos seus irmãos árabes, esses conflitos continuam e agora, novamente, com esse terrível episódio envolvendo o Hamas e os judeus.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS