Após a realização de cirurgias eletivas de catarata no mês passado, o Executivo de Ijuí, em especial a Secretaria Municipal de Saúde, tem buscado ampliar a quantidade de procedimentos para serem realizados junto à população que aguarda na fila de espera do governo do Estado por algum procedimento.
O foco agora é a promoção de cirurgias pediátricas. Conforme o secretário de Saúde, Márcio Strassburger, inicialmente, foi feito o agendamento de consultas com médicos cirurgiões, que definirão a prioridade de realização dos procedimentos. “Estamos trabalhando de acordo com as referências do Estado. Atualmente estamos desassistidos quanto à cirurgia pediátrica. No ano passado, em decorrência dessa situação, abrimos um credenciamento para os hospitais aderirem e possibilitarmos um movimento de compra de serviço. Agora, em janeiro, vamos encaminhar um grupo de crianças que temos na lista de espera, na nossa regulação interna, para consultas com cirurgiões”, ressalta
De acordo com o secretário, nesta primeira fase serão 60 consultas realizadas. As crianças escolhidas estão há mais tempo esperando na fila de espera. “As consultas vão acontecer na próxima semana, entre os dias 13 e 14, no Hospital Bom Pastor. Após as consultas, serão agendadas as cirurgias, que devem ocorrer em fevereiro. Todo o investimento é feito com recursos do município.
*A notícia completa está na versão impressa do Jornal da Manhã.