17.8 C
Ijuí
terça-feira, junho 18, 2024

Saúde incentiva vacinação para evitar doenças

O possível retorno de doenças que até então estavam extintas no País, trouxe o alerta para os órgãos de Saúde, uma vez que, a cada ano que passa, a cobertura vacinal de rotina não tem sido atingida. São pais e familiares que estão deixando de vacinar e proteger seus filhos.

A coordenadora do setor de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Moiseane Pinheiro Bracht, destaca que há uma queda há pelo menos cinco anos nos índices. Nesta época do ano, conforme ela, em razão das férias, é normal que haja menor procura pela vacinação. “Temos observado que no decorrer dos anos, há atraso nos esquemas vacinais. Isso nos preocupa, pois estamos vindo de um período de anos onde os esquemas vacinais estão atrasados e as campanhas de vacinação não conseguem atingir as metas, não só no município, mas em todo o País. Isso tudo tem consequência”, destaca.

Segundo a enfermeira, há diversos riscos, que inclusive são endosados por várias notas técnicas encaminhadas pelo Ministério da Saúde, que evidencia a possibilidade de que doenças como a paralisia infantil, rubéola e sarampo sejam reintroduzidas no cotidiano das famílias brasileiras.

*A notícia completa está na versão impressa do Jornal da Manhã.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS