20 C
Ijuí
terça-feira, junho 18, 2024

Saúde atende mulheres em horário estendido

Uma importante ação começou a ser desenvolvida na noite de ontem, pela Secretaria Municipal de Saúde, nos postos de saúde de Ijuí. Na atividade, todas as unidades ficaram abertas em horário estendido, com o objetivo de ofertar consultas, exames e atendimentos às mulheres da comunidade.

A ação, que ocorre em alusão ao Março Lilás, campanha que busca chamar atenção da população para o câncer do colo do útero, será realizada todas as terças-feiras do mês, das 17h às 20h. São ofertadas coleta de exame citopatológico em mulheres maiores de 25 anos, consultas médicas, atendimentos odontológicos e nutricionais, cadastramentos, orientações e vacinação, em especial a vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) para adolescentes meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos de idade e vacina Bivalente contra o covid para os grupos prioritários.

Conforme o secretário de Saúde, Márcio Strassburger, a iniciativa é importante pois garante o acesso à saúde. “Assim conseguimos alcançar um público que normalmente não tem acesso à unidade. É previsto que uma grande demanda seja atendida. Se houver muita procura, vamos organizar sistema de agendamento, para que se não der para atender em uma semana, para garantir o acesso na próxima semana.”

O secretário, em entrevista ao JM, também evidenciou a preocupação com o grande número de atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) registrados no último fim de semana. Segundo ele, uma avaliação está sendo feita para verificar o que causou o aumento e, a partir disso, criar ações para combater os problemas. Uma dessas ações seria a retomada do Corujão na Saúde, criado para desafogar os atendimentos da UPA em caso de necessidade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS