10.9 C
Ijuí
segunda-feira, maio 20, 2024

Resiliência e outras atitudes vencedoras

Quem tem um bom nível de resiliência tem mais paz interior, melhores relações, desenvolvimento pessoal e profissional. O passado não pode ser mudado e num nível razoável de resiliência é possível viver bem com esta premissa. As opiniões dos outros não definem ninguém, a menos que a pessoa assuma os rótulos que tentam colar nela.

A vida de cada um é diferente da sua e da minha e isso precisa ser entendido pelos que desejam viver melhor consigo mesmo, em grupos sociais, ou profissionais. Com o passar do tempo muitas coisas melhoram, mesmo que por vezes falte paciência para esperar os resultados.

É melhor que ninguém ouça você reclamar, pois para muitas pessoas os seus sentimentos são irrelevantes. Reclamar seguidamente não ajuda ninguém e muitas vezes o melhor é fazer o que precisa ser feito com um sorriso no rosto.

Quem busca um bom nível de resiliência também precisa entender que pensar demais só causa tristeza e que a felicidade vem de dentro, não de fora, e portanto, não dos outros. Sobretudo, é preciso entender que são os pensamentos positivos que atraem coisas boas.

Atitudes vencedoras dependem de algumas posturas e entendimentos simples. Aprender a dizer não, quando for necessário, é uma atitude que determina o quanto estamos focados no propósito. Pensar grande, mas começar pequeno é um sinal que denota o princípio do planejamento de qualquer iniciativa. Fazer sua vontade ser maior do que as suas desculpas é a maior evidência de disciplina que alguém pode ter para si e para seus grupos. Quando você acredita que pode fazer algo, não importa se as pessoas pensam que você não pode. As pessoas buscam os vencedores e os resilientes para orientações e liderança. Nestes momentos ao invés de reagir emocionalmente é fundamental ser decisivo/a. Muitas pessoas tem dificuldade de encontrar seus propósitos, a melhor direção e/ou tem dificuldades com as suas intenções. Estas pessoas precisam de uma boa liderança para lhes orientar na melhor direção.

Resiliência e atitudes vencedoras são evidências de maturidade, que as vezes demora para se completar. Maturidade também se percebe em quem não tem medo de errar e mudar de rota sempre que for preciso. Aprender com os erros, nossos e dos outros, oferece uma oportunidade de sair mais forte de cada situação e isso também é resiliência e condição para vencer. Esperando que estas palavras auxiliem na avaliação de 2022 e planejamento para 2023, deixo um abraço e até a próxima!

*A notícia completa está na versão impressa do Jornal da Manhã.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS