17.8 C
Ijuí
terça-feira, junho 18, 2024

Relembrar para as vendas de fim de ano

Vendas de Natal, fim de ano, Ano Novo e férias de verão parece de fácil planejamento não é mesmo? Todos os anos têm e ocorrem nos mesmos dias! Todavia, por motivos diversos, nem todos conseguem planejar os detalhes com antecedência e por isso relembro aqui alguns detalhes e dicas para um “check list” para os pequenos negócios.
Estoque preparado? – Organizar o estoque deixando as mercadorias que mais saem neste período, para um fácil e rápido acesso é uma dica importante, que vai agradar clientes, vendedores, atendentes, e outros. Observar as tendências anunciadas pela mídia especializada e os primeiros movimentos do período para conferir se o planejamento foi correto também faz parte desta primeira etapa. Buscar entender bem o que pode ter aumento de procura, preparar uma boa variedade (amplitude e profundidade) do estoque permite ganhar clientes novos, inclusive a partir das indicações dos clientes fiéis da empresa.

Descontos bem calculados? – É preciso muita atenção na hora de criar as promoções com descontos de fim de ano. A estratégia precisa ser analisada no conjunto, avaliando investimentos na mídia para promover os atrativos. Somente descontos, sem promover externamente e sem atrair uma boa parcela de clientes novos, pode ser apenas perda de receita. Esta análise pode ser feita de acordo com o potencial de cada produto, pois alguns deles tem boa performance no ano todo e não precisam de nenhuma aceleração com promoções.

Acompanhando os indicadores de formas de pagamento e os canais de vendas? – Os picos de vendas de fim de ano por vezes atrapalham a análise de desempenho, principalmente em pequenos negócios. Com a crescente variedade de formas de pagamento, é fundamental analisar com frequência se todas as formas estão funcionando bem, qual funciona melhor, qual é preferida do seu público e qual é mais interessante para o seu negócio no momento. Quanto aos canais de vendas é a mesma situação, pois é preciso analisar em quais dias, turnos, períodos, públicos, etc. cada canal funciona melhor. Neste período, um canal de vendas que fique inativo mesmo que por pouco tempo, dependendo do dia e horário, pode representar uma grande perda de oportunidade. Ter canais extras é sempre muito importante.

Esperando que estas lembranças auxiliem na melhoria da performance desta virada de calendário, deixo um abraço e o desejo de nos encontrarmos na próxima semana!

*A notícia completa está na versão impressa do Jornal da Manhã.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS