26.2 C
Ijuí
quarta-feira, abril 23, 2025

Projeto faz revisão de Plano de Saneamento

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) analisou, ontem, o projeto de lei nº 1698/2022 que institui a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PLAMSAB) e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). O presidente da CCJ, vereador Rodrigo Noronha (PP), diz que os edis avaliaram o projeto encaminhado pelo Executivo e decidiram convidar os representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para uma reunião na próxima sexta-feira, às 9h, na Sala das Comissões, com o objetivo de explanar sobre o assunto.

O secretário adjunto de Meio Ambiente, Luis Fernando Valentini, por sua vez, explica que a Legislação Federal prevê obrigatoriedade da revisão dos planos de saneamento e de resíduos. Até a sanção do Novo Marco Legal de Saneamento em 2020, a revisão deveria ocorrer a cada quatro anos.” Na revisão são reavaliadas as metas, revendo se as mesmas foram cumpridas e se necessitam ser realocadas em um novo espaço temporal.”

Quanto ao PMGIRS, Valentini salienta que o município elaborou o seu plano de resíduos, destacando-o do PLAMSAB, com o objetivo de discutir de forma ainda mais profunda a temática. “A elaboração do primeiro PLAMSAB, ocorreu com a sanção da Lei Federal 12305, a qual trouxe apontamentos específicos sobre o assunto. Além disso, a partir de discussões em fóruns ambientais locais, ficou evidenciada a necessidade de se desenvolver uma discussão mais intensa a respeito do tema. Assim, ficou definido a revisão do PLAMSAB e elaboração do PMGIRS.”

O gestor ressalta que o PLAMSAB trata de questões relacionadas ao abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. Já o PMGIRS trata da gestão integrada de resíduos sólidos; e limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

Valentini também observa que, nos planos em geral são previstos instrumentos de gestão para as áreas em comento, considerando o controle social, diagnóstico e prognóstico de cada setor. O adjunto esclareceu ainda que a concessão de área em Ijuí para a empresa Elementar, que vai atuar na destinação de resíduos da construção civil, e sua forma de operação não terá qualquer impacto, com a aprovação desse projeto, por não ter vínculo com o estabelecimento do PMGIRS. “O empreendedor conta com prazo para total estabelecimento da atividade no local cedido.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, coloque seu comentário!
Por favor, coloque seu nome aqui

spot_img

Últimas NOTÍCIAS