O 4º Festival Curtas na Escola, realizado pela 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), e promovido pelo Jornal da Manhã, recebe até amanhã as pré-inscrições de filmes das escolas estaduais, municipais e privadas dos municípios de abrangência. Pode ser feita pelo site da 36ª CRE. A segunda etapa, a de confirmação da inscrição no festival, poderá ser feita até o dia 30 de setembro.
Segundo a coordenadora do NTE, Leila Franco Schmidt, cerca de 110 filmes já estão inscritos no Festival. “Estamos na expectativa de um grande Festival, o engajamento das escolas, alunos e professores está sendo surpreendente.”
Com o objetivo de preparar os estudantes e professores para suas produções, a equipe do NTE tem realizado diversas oficinas voltadas à produção audiovisual, enfocando escrita de roteiros, enquadramento de filmagem, tomadas de imagem, captação de áudio e edição.
Até o momento foram realizadas 30 oficinas, em agosto e setembro. A mais recente reuniu grupos das Escola Estadual de Ensino Fundamental Hermann Faulhaber, Escola Estadual de Ensino Médio Pindorama e Escola Estadual de Ensino Médio Agostinha Dill, em Panambi. Outras escolas ainda participarão das oficinas, que já passaram por nove municípios e encerram na próxima terça-feira, dia 13 de setembro.
O professor Cileno Cesar da Silva, do NTE, que orienta os alunos com a colaboração de Fernando Guimarães, da Zug Produtora, destaca a participação ativa dos educandos com questionamentos. Ele nota que muitos têm experiência na produção de vídeos pelo celular, mas que é aprimorada nas oficinas. “Pelo que temos ouvido dos professores, há um abrir de horizontes e possibilidades ao participarem das oficinas, pois trazem pontos que, de certa forma, são abordados de forma diferente.”
O 4º Festival Curtas na Escola premia os melhores com o Troféu Charles Chaplin, que será entregue em 11 de novembro, no Salão de Atos da Unijuí. São patrocinadores desta edição Óptica Wolff, Unimed Noroeste/RS, Unijuí, Sicredi das Culturas RS/MG e Soberana, com apoio cultural do Sesc.