A importância da amamentação para o pleno desenvolvimento das crianças é tema da campanha Agosto Dourado, criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. De acordo com a OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
“O aleitamento materno é importante para os primeiros meses de vida do bebê, o que proporciona a melhora na saúde também a longo prazo. No HCI, o tema é importante por que é algo que fazemos diariamente. É uma luta diária, pois o nosso estoque está bem baixo. Estamos com cerca de 3 litros e conseguimos suprir as necessidades dos nossos bebês internados na UTI Neonatal. Isso vai ficar por pouco tempo, menos de uma semana, alguns dias”, ressalta a nutricionista coordenadora do Banco de Leite do Hospital de Caridade de Ijuí, Daniele Schott.
Neste mês, algumas ações estão sendo promovidas para incentivar as doações na Casa de Saúde. O objetivo é repor o estoque, dar apoio psicológico, fortalecer a relação que existe entre mãe e filho, e a troca de experiência entre as participantes.
Uma delas será realizada no dia 21, na Praça da República e será o 1º Mamaço, destinado para as mães do município que possam fazer doações. “Deixamos um convite para as mães. A atividade inicia às 15h30 e vai ter sorte de brindes para elas e os bebês. Vai ser muito legal. Será uma ação que pedimos que mais mães concretizem a doação e nos procure para fazer doação do leite”, ressalta Daniele.
Além de brindes serão oferecidos exercícios físicos para a mãe e o bebê, cantinho da amamentação, cantinho para troca de fraldas, fotógrafa e lanche. Será disponibilizado erva mate e água quente e é recomendado levar cadeira ou almofada.