A Feira das Trilhas de aprofundamento está sendo realizada em diversos educandários estaduais do município, com o objetivo de apresentar aos alunos as áreas do conhecimento e direcioná-los em suas escolhas no Novo Ensino Médio.
No Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koehler, Polivalente, a atividade foi desenvolvida na manhã de ontem com os alunos do turno diurno e, ainda nesta semana, com os do noturno.
A reportagem do JM acompanhou o andamento das oficinas e conversou com a coordenadora do Ensino Médio, Geodeli Correa. Ela explica que a escola se organizou para apresentar as áreas do conhecimento por meio de materiais já produzidos pelos estudantes, tendo em vista que o Polivalente é o educandário piloto do Novo Ensino Médio.
Foram realizadas diversas atividades com oficinas, para demonstrar aos alunos o que pode ser oferecido em forma de trilha de aprofundamento curricular.
“Essas novas gerações têm interesses diferenciados. Então, o intuito é mostrar todas as possibilidades dentro das quatro áreas de conhecimento, para que eles sejam protagonistas de suas vidas”, explica a coordenadora.
A partir do ano que vem será oferecido o Novo Ensino Médio no educandário, por isso a preocupação em direcionar os alunos se faz presente nas trilhas de aprofundamento.
Geodeli comenta que, por ser escola piloto, o Polivalente tem uma caminhada na sustentabilidade, tendo as Ciências da Natureza como temática mãe e Matemática com subárea. “A culinária é algo muito trabalhado, pois entra na temática de sustentabilidade da escola. É um resgate cultural e são produtos feitos com os alunos na escola.”
Além disso, ela destaca a importância do protagonismo dos estudantes, para que vejam seus futuros de outra forma. Sendo assim, as oficinas tem o intuito de apresentá-los aos componentes que podem escolher para trilhar o Ensino Médio.