11.4 C
Ijuí
segunda-feira, maio 20, 2024

PMs são afastados após abordagem no Centro

A corregedoria da Brigada Militar instaurou um inquérito policial militar para investigar a conduta adotada por policiais militares durante uma abordagem na Rua do Comércio, no Centro de Ijuí, na noite do último sábado.
A ocorrência se tornou de conhecimento público após os policiais terem sido filmados no exato momento em que faziam a abordagem a dois homens que estavam no chão. Neste momento, os militares desferiram vários golpes. O vídeo chegou ao conhecimento do Comando Regional e Estadual.

Em nota encaminhada pela Brigada Militar, por meio do Comando de Policiamento Ostensivo da Região das Missões (CRPO Missões) foi informado que a corporação foi acionada em uma ocorrência de briga generalizada com tentativa de homicídio. Ao chegarem ao local indicado, as equipes da Força Tática realizaram intervenção com o objetivo de cessar a agressão, com o uso de instrumentos não letais e de menor potencial ofensivo. Um dos policiais usou o bastão policial e o outro fez uso da arma de incapacitação neuromuscular (arma de choque).

“A postura dos policiais militares, quanto ao uso dos recursos disponíveis e proporcionalidade do uso da força, será avaliada pelo Comando da Unidade e pela Corregedoria-Geral da BM, tendo em vista que já foi instaurado o respectivo Inquérito Policial Militar, com o afastamento das atividades operacionais de rua dos policiais envolvidos das atividades até a conclusão das investigações”, esclarece a nota.

“Somente se poderá fazer juízo de valor se o uso da força foi adequado ou não, após nós realizarmos a apuração das condutas. Após ouvirmos os envolvidos, testemunhas, e aí sim, de acordo com a versão apresentada por todos os participantes, poderemos, com base em provas, legislação, normatizações internas que regulamentam o uso da força, poderemos dizer se esses policiais agiram de maneira correta ou não”, salienta o subcomandante do 29º BPM, capitão Josoé Gonçalves Stivanin.

*A notícia completa está na versão impressa do Jornal da Manhã.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS