10.9 C
Ijuí
segunda-feira, maio 20, 2024

Perda de dados da Saúde preocupa vereadores

Na sessão do Legislativo de Ijuí, ontem, os vereadores aprovaram requerimento convocando o secretário de Saúde, Márcio Strassburger, para explicar sobre o impasse entre o Município e a Simus – empresa de tecnologia da informação. A situação coloca em risco o acesso ao prontuário eletrônico com dados de pacientes e controle de medicamentos. O requerimento foi encaminhado pelo vereador César Busnello.

O vereador lembra que o Município conta com prontuário há mais de cinco anos, que está com a empresa Simus que optou em não participar do processo licitatório e acabou encerrando o contrato. A preocupação é que a Simus não está repassando os dados de todos os prontuários eletrônicos para a empresa ganhadora da licitação (SINC). Inclusive há um processo judicial para resgatar essas informações, que são fundamentais para o seguimento do atendimento da população. No entanto, até o momento não houve liberação.

Busnello salienta que o banco de dados reúne informações pessoais de prontuários de mais de 20 anos e o prazo de encerramento com a Simus e no final de março.

Durante a sessão, a iluminação pública também foi tema e voltou a sofrer críticas. Beto Noronha (PT) e Cleuton Rolim (PDT) apresentaram relatos de moradores sobre problemas em virtude da escuridão e até casos de lâmpadas LEDs recém instaladas que pararam de funcionar.

O presidente da Câmara, Paulo Braga, relatou que em um dia recebeu 18 indicações sobre falta de lâmpadas nos bairros. Outro assunto em debate foi a municipalização de trecho da ERS-218 no Distrito Chorão, que foi defendido pelo vereador Marildo Kronbauer (Mutly) para viabilizar a pavimentação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS