19.4 C
Ijuí
domingo, junho 16, 2024

O interior quer aeroportos

A possibilidade de novos empreendimentos no interior do Rio Grande do Sul, com o anúncio de recursos para investimentos em aeroportos, já causou repercussão imediata na classe política, com candidatos interessados na eleição do ano que vem se articulando para capitalizarem créditos nas urnas. A questão é que aeroportos regionalizados e situados em cidades menores do interior são essenciais ao desenvolvimento social e econômico do Estado, independentemente dessa jogada da velha política.
O Rio Grande do Sul precisa e merece mais opções de transporte aéreo no interior. A demanda existe e é crescente, seja pela distância geográfica por terra, seja pelo imperativo do tempo que hoje afeta todo passageiro e não apenas uma elite, como era no passado. Claro que não faltam defensores de uma federalização da malha aeroportuária, apostando na centralização de recursos e administração federal do sistema aeroviário. Mas o que conta é que cidades pequenas poderão ter o aporte de recursos que já começa a ser acenado pelo governo gaúcho.
Esperemos que não seja uma política de balcão, daquelas que leva quem chegar primeiro. O RS precisa de investimentos planejados. Sabemos que alguns aeroportos existem no interior mas que ficaram obsoletos, mal administrados ou com raros usos, o que significa que não conta apenas investir, mas termos uma política de manutenção destes espaços. É preciso estudo para definir-se quais são os locais de real necessidade e fazer esta escolha sem apenas visar aos interesses eleitoreiros.
O desafio é grande, pois implica apostar numa política diferente de desenvolvimento para o Rio Grande. Mais aeroportos representam não apenas mais transporte para a comunidade gaúcha. Representam aceleração do turismo, maior fluxo migratório, mais chances de negócios e mais frentes de trabalho, emprego e renda, com oportunidades diretas e indiretas. O RS não apenas quer aeroportos no interior, mas precisa e merece. Precisamos dar asas a esta ideia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS