20 C
Ijuí
terça-feira, junho 18, 2024

O CASTELO DE RIGA

** Em 1990 quando junto com a dona Liana Arais fizemos a primeira viagem para Riga ficamos hospedados no apartamento do maestro Imants Kohars do famoso coral Ave Sol que tinha se apresentado em Ijuí e fizemos muitas interessantes visitas.

** Uma delas foi no castelo de Riga que naquela ocasião final do regime comunista na Letônia também estava ainda para ser recuperado, mas já podíamos ver na visita a sua imponência e a sua beleza. Pois agora lá eu estaria entre as pessoas do mundo inteiro que receberiam uma medalha junto com Dr. Edmar Grimm Berg e membros da diáspora Leta de todo o mundo: a cruz do reconhecimento, infelizmente não pude estar lá, meu coração, meu peito ficou doendo todo esse dia que eu vi a cerimônia e não pude estar lá, mas ficou a satisfação do reconhecimento pelo trabalho de tantos anos aqui em Ijuí.

** Quero transferir a honra desta cruz do reconhecimento para todos que dessas mais de três décadas ajudaram na construção do Centro Cultural Leto de Ijuí. Começamos do zero quando não conhecíamos nada, nem o hino e nem a bandeira, nem as danças e alguma coisa do canto tudo foi construído e agora está lá no parque com todas as obras já funcionando há muitos anos e com os Letos de Ijuí conhecidos em muitos municípios, em muitos estados do Brasil e inclusive na Argentina.

** Entre os países admiráveis da Europa temos que citar a Holanda que sempre foi um país muito acessível, liberal, não restringia nenhum tipo de religião e aproveitava o máximo as pessoas que estavam lá. A Holanda apesar de grande parte do país estar até 2 a 3 metros abaixo do nível do mar é hoje uma das maiores potências na agricultura, lógico na agricultura de precisão e de tecnologia além disso os seus portos são muito usados. O porto de Rotterdam é o maior porto de container do mundo inteiro e ela no passado também já se fez muito presente através da companhia das índias orientais. O detalhe tudo sempre através do apoio a iniciativa individual das pessoas ao liberalismo econômico.

** E aí vem o contraste com Cuba que é muito elogiado, com razão, porque praticamente 100% da população é alfabetizada, mas mesmo assim o povo é pobre, o país é pobre, o país não progride desde que lá se instalou o regime comunista onde o estado é dono de tudo, se instalou também a paralisia e a falta de progresso. Então não é somente a educação que leva o progresso, depende do que se ensina nas escolas, no que o povo aprende e no que o governo apoia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS