20 C
Ijuí
terça-feira, junho 18, 2024

Maior aquário de água doce do mundo fica no Brasil

O Bioparque Pantanal já recebeu mais de 100 mil visitantes de todos os Estados do Brasil, além de 1.019 estrangeiros de 46 países, espalhados pelos seis continentes do mundo. Portanto, o complexo, projetado pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake, possui 2.215 toneladas de aço em toda a sua estrutura, que conta com 19 mil metros quadrados e capacidade para cinco milhões de litros de água.

A construção em aço foi o único método que permitiu dar a forma elíptica para a incrível estrutura. O aço está na fundação e na superestrutura (estacas, blocos, vigas, pilares e lajes); na estrutura espacial e na cobertura metálica da elipse; nos pórticos e na cobertura metálica do circuito dos aquários (que possui 32 tanques que abrigam peixes do pantanal); e na passarela metálica.

Foi usado sistema de forma metálica steel deck na construção de um conjunto de lajes de aproximadamente 4.500 metros quadrados. Entre os 32 tanques, que reproduzem ecossistemas, existe um que reproduz a floresta boreal da Ásia e os peixes vieram de lá. E outro que se apresenta como reprodução da Amazônia quando vem a cheia, sendo possível ver as raízes de uma faveira, uma árvore típica da floresta, e os peixes nadando.

*A notícia completa está na versão impressa do caderno Panorama encartado no Jornal da Manhã.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS