20 C
Ijuí
terça-feira, junho 18, 2024

Lula e Alckmin são diplomado no TSE

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o vice, Geraldo Alckmin (PSB), foram diplomados ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com forte aparato de segurança e a presença de cerca de 300 convidados, o ato marcou o fim de todo processo eleitoral.

Estiveram presentes na diplomação os presidentes da Câmara, Arthur Lira, do Senado, Rodrigo Pacheco, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, do procurador-geral da República, Augusto Aras, e os ex-presidentes Dilma Rousseff e José Sarney. O diploma habilita Lula e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, a assumirem os cargos em 1º de janeiro de 2023.

Lula falou primeiro, deixando evidentes os problemas que enfrenta com a voz. Emocionado, chorou ao lembrar da primeira vez que ele, um operário sem curso universitário, recebeu o diploma de presidente eleito do Brasil. Antes, mencionou o período em que esteve preso em Curitiba e o apoio que recebeu nos momentos difíceis pelos quais passou nos últimos anos para dizer que a vitória na eleição de outubro não era apenas dele.

A maior parte do discurso foi dedicada à defesa da democracia, com fortes críticas às notícias falsas divulgadas nas redes sociais durante a campanha e aos ataques às urnas eletrônicas e à Justiça Eleitoral. Também louvou a coragem e o trabalho dos ministros do TSE e do STF.

*A notícia completa está na versão impressa do Jornal da Manhã.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS