12.4 C
Ijuí
quarta-feira, abril 17, 2024

INFLAÇÃO E JUROS

** Desde que tomou posse é reiterada a reclamação do atual presidente com os juros altos que estamos pagando e parece que não está havendo aceitação das suas reclamações, porque tudo continua no mesmo.

**Nos Estados Unidos, nos últimos 15 anos, o juro não foi acima de 3%. Sendo que atualmente a inflação é 8% e o juro 3%. Na Europa acontece algo parecido, atualmente a inflação é 8% e o juro é 4%. Já no Brasil, o juro é 13,75 % e a inflação é 5%. É difícil realmente explicar e justificar uma situação dessa.

** Mas, se começamos a olhar alguns fatores, começamos a ter explicações, sim. Por exemplo, o Brasil é um país superendividado. A população brasileira, mais de 60%, tem dívida e está pendurada nos juros. Além disso, dentro do Brasil, cinco Bancos comandam toda a nossa economia.

** E para piorar, nós temos um governo gastador cuja primeira medida que adotou foi pedir um enorme volume de crédito novo, isto é, aumentou a sua dívida e tudo isso tem que ser pago. Aí temos essa inflação como está hoje, o juro lá em cima e a economia sofrendo.

** Para piorar a situação, o “remédio” que tanto governadores, prefeitos quanto o governo federal têm para todas as questões financeiras é o mesmo: aumentar os tributos, aumentar o valor do custo da máquina pública e não poupar.

** O Brasil depende muito ainda da parte industrial das importações. Em tempos passados nós tínhamos um parque industrial que atendia mais a população. Mas, tudo evoluiu, a tecnologia evoluiu, as empresas pelo mundo inteiro cresceram em muitos países e o nosso parque industrial hoje representa mais ou menos 20% da economia do país. Desse modo, temos que importar demais e seguir o valor dos produtos cotados no exterior.

** A guerra na ucrânia e Rússia continua cada vez mais cruel. Há poucos dias foi novamente danificada a maior ponte, uma das maiores do mundo que liga a Crimeia com a Rússia. é a segunda vez que isso acontece. a resposta veio com bombardeios por mísseis que atingiram a própria capital da ucrânia e afetaram imóveis e construções naquela cidade que é lindíssima e que é uma das mais antigas do mundo.

** Para calcular o que é gasto todos os dias com armamento dos dois lados, um exemplo só, já nos dá uma ideia. O míssil Javelin, que é portátil, carregado por um soldado, que pesa 24 quilogramas e que atinge muitos, custa 200 mil dólares cada um. Nos últimos seis meses, 6 mil mísseis Javelin já foram lançados. E eles vieram do exterior.

** Aí, se acrescentarmos as outras armas ainda mais caras, os helicópteros, os tanques mais modernos, os aviões e a munição que é gasta todos os dias, vemos quanto dinheiro é jogado fora por esses dois países, que estão fazendo com que a economia mundial seja afetada.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS