21 C
Ijuí
quarta-feira, abril 24, 2024

Grupos de saúde ajudam pacientes das unidades

Os grupos de saúde organizados pela Secretaria Municipal de Saúde, na Atenção Básica, funcionam como grupos de apoio onde cada paciente pode encontrar pessoas nas mesmas condições e objetivos. Isso acaba evitando o julgamento, troca de experiências, dicas, cuidados e integração entre as mais diversas pessoas com alguma debilitação.

Esses grupos, que atualmente estão em recessão, abrangem todos os bairros e comunidades de Ijuí. São atividade focadas em diversos grupos de pessoas, como de hipertensos, diabéticos e tabagistas, gestantes (que têm atuação nas unidades e em parceria com o Hospital de Caridade de Ijuí) ou com foco no bem-estar de seus participantes, como os grupos de arte-terapia, caminhadas, prática de atividades física, ou palestras, que são promovidas por profissionais à pedido dos seus participantes, entre outras.

“Em todas unidades há algum grupo acontecendo. No bairro Glória, onde há um grupo grande, os bairros vizinhos, o Colonial, 15 de Novembro, podem participar dos encontros, por exemplo. Nós já tentamos formar grupos nas unidades desses bairros, mas não se teve participação da população. Contudo, sabemos que tem alguns pacientes dessas regiões que participam dos grupos no Glória. Em outros bairros, acontece isso também. Para que se possa participar, basta a pessoa interessada buscar a unidade de saúde e falar com os profissionais, que orientam a pessoa para qual grupo é mais indicado a ela participar”, destaca a coordenadora da Atenção Básica, Salester Ruver, que salienta que os grupos retornam no mês de março, após período de recesso.

*A notícia completa está na versão impressa do Jornal da Manhã.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS