16 C
Ijuí
quinta-feira, abril 18, 2024

“Governo deve ter estrutura para reformas”

Problema recorrente e admitido pelo governo do Estado, a falta de manutenção em parte das escolas é um dos pontos de atenção da Secretaria de Obras Públicas do Rio Grande do Sul (Seop), afirma a nova titular da pasta, Izabel Matte.

Ela afirmou que há um estudo em andamento para reduzir a burocracia nos reparos emergenciais de baixa complexidade. A análise é feita em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc). ” Estamos trabalhando para ter uma estrutura ou uma empresa, inclusive dividida em territórios, para que ela faça essa manutenção mais rápida”, destaca.

Há também a intenção de ter uma empresa, dentro da estrutura do Estado, que elabore os projetos para reduzir o tempo despendido nas licitações. A secretária explica que não há a intenção de dispensar licitação nas intervenções, e sim de diminuir o prazo de trâmite, enquanto alunos, quadro de professores e servidores são prejudicados pelas más condições dos locais.”Fica impossível, quase, cada vez que tem uma obra, fazer todo o processo licitatório. E estamos falando de três a quatro meses só para licitar. Esse senso de urgência, temos de despertar isso. E criarmos condições de ter uma resposta mais rápida”, ressalta a secretária de Obras.

A Seduc tem autonomia financeira para a chamada manutenção continuada, e toda execução é feita através do gabinete da Educação. Na prática, a ajuda oferecida pela pasta de Obras é um trabalho conjunto do corpo técnico. A secretária defendeu que medidas paliativas podem ser tomadas enquanto ocorre, em paralelo, um projeto maior para a instituição, mantendo salas de aula e demais ambientes com o mínimo de condição estrutural.

Raquel Teixeira que foi reconduzida ao cargo de secretária de Educação confirmou que 28 endereços com problemas significativos estão listados como prioridade. No entanto, Izabel Matte afirmou que não trabalha com esse número, pois com base em relatórios de diretores, o total de pontos com necessidades urgentes pode variar.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS