Na manhã de ontem, a Escola Técnica Estadual 25 de Julho realizou o pré-lançamento de um aplicativo que tem como metodologia o ensino para alunos com deficiência auditiva. Foi realizado o primeiro teste do projeto, destinado a estudantes do curso técnico de informática.
A coordenadora do projeto, professora Luciana de Oliveira, explica que o trabalho dessa metodologia visa incluir os alunos com foco em seu protagonismo. “Nós queremos trazer os alunos para participar de forma autônoma nas atividades das aulas.”
O aplicativo desenvolvido funciona por meio de leitura de QR Code, que direciona os alunos para uma página com informações sobre cada componente do computador e sua importância na arquitetura do equipamento. Os estudantes têm acesso à informação em forma de texto, imagem e intérprete virtual, sendo esse um avatar digital que traduz as informações na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Para realizar o pré-lançamento do projeto, que vem sendo desenvolvido desde o início do semestre passado, a escola escolheu a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, tendo em vista o público-alvo da iniciativa. São três alunos participantes, Brenda Machado, que é do curso de informática, e mais dois alunos do Ensino Médio, que possuem deficiência auditiva e sua intérprete.
A professora conta que o projeto já está com previsão de participar em feiras educacionais, a ideia é até setembro ter uma versão finalizada do aplicativo, para que o lançamento aconteça de forma oficial, junto aos alunos. “Queremos também trazer outras pessoas para experimentar nosso projeto”, declara Luciana.
Durante a atividade, os alunos puderam manusear os equipamentos de informática, por meio do aplicativo. “Estou honrada com esse projeto. Ele está no início, temos melhorias para fazer, mas vamos melhorando com o tempo, para que todos tenham acesso”, declara Brenda.