Uma comitiva formada por lideranças empresariais da região esteve em Porto Alegre, ontem, mantendo audiências visando agilidade na execução de projetos das paralelas da BR-285 e na ampliação da ERS-342, em trecho entre Ijuí e Cruz Alta. A mobilização foi articulada pela Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) e Sindilojas Noroeste e participação da Amuplam.
A comitiva manteve audiência na Secretaria de Logística e de Transportes e no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Estiveram com o secretário de logística, Luiz Gustavo de Souza, e o diretor do Daer, Sivori Sarti.
Durante o contato foi explicado que o projeto executivo da ampliação da ERS-342 está praticamente concluído e que falta alguns ajustes em relação ao planejamento. Está prevista a retirada da vegetação que ocupa as áreas de escape da rodovia. Os gestores explicaram que é um processo complexo e lento. No entanto, sinalizaram para a possibilidade de execução do projeto de estruturação da rodovia estadual no fim de 2023 ou no início de 2024.
Na sequência estiveram no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A comitiva reuniu-se com o superintendente Hiratan Pinheiro da Silva. O tema do encontro com o superintendente foi a obra das paralelas da BR-285, em Ijuí.
O representante do Dnit salientou que o projeto executivo está concluído e há possibilidade início no próximo ano. O superintendente lembrou que os mais de R$ 9 milhões destinados pela bancada gaúcha vai viabilizar pontapé inicial da obra com a abertura de licitação. Silva, no entanto, ressaltou a necessidade de uma articulação das lideranças regionais junto ao governo federal para a destinação de mais recursos para a obra.
*A notícia completa está na versão impressa do Jornal da Manhã.