15.4 C
Ijuí
sábado, abril 20, 2024

Dicas para organizar as finanças pessoais em 2023

O ano de 2023 está logo aí, e para não começar o ano com dificuldades financeiras, é preciso organizar as finanças pessoais. O problema é que a maioria das pessoas não sabem como fazer isso. Segundo estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 45% dos brasileiros não cuidam de suas próprias finanças.

O planejamento financeiro no início do ano é imprescindível para evitar o acúmulo de dívidas e economizar nos gastos. Confira dicas para não se apertar:

Comece elencando seus gastos estimados

Para começar a se organizar, é importante estimar, mesmo que de forma genérica, qual será o seu nível de gasto mensal. Ou seja, analise qual será o seu orçamento mês a mês e se programe para gastar dentro do seu limite. Isso pode ser feito através de um caderno, planilha ou aplicativos de organização financeira.

Elenque suas dívidas

É importante que o seu dinheiro seja, de fato, utilizado para o pagamento de dívidas, porém, isso deve seguir uma lógica. Priorize primeiro aquelas contas que prejudicarão sua subsistência ou qualidade de vida, como contas de água, luz, condomínio, aluguel e parcelas de financiamentos que podem resultar na perda de bens, como veículos e imóveis.

Depois, quite as parcelas dos empréstimos que não afetam a subsistência da família, como créditos pessoais e consignados, e, se possível, antecipe as despesas de início de ano. Gastos como IPTU, IPVA, matrícula e materiais escolares sempre afetam o orçamento, e se não estiverem contabilizados, podem afetar seus planos.

*A notícia completa está na versão impressa do PANORAMA.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS