20.5 C
Ijuí
sexta-feira, janeiro 17, 2025

Degustando Portugal

“Viajar é explorar novos lugares e vivenciar outras culturas. Em família, então, é uma experiência gratificante, porque nos permite compartilhar momentos únicos com aqueles que nos são mais preciosos”. A definição é dos ijuienses Sadi e Maria Cristina Arriens Dumcke e de sua filha Rafaela Arriens Dumcke, residente em Porto Alegre, que decidiram compartilhar uma viagem temática por Portugal.
Eles fizeram o roteiro Portugal Gourmet, incluindo visita aos principais locais históricos e vinícolas de Lisboa, Sintra, Cascais, Sesimbra, Évora, Azeitão, Setúbal, Fátima, Alentejo, Figueira da Foz, Coimbra, Tentúgal, Viseu, Douro, Vila Real, Amarante, Guimarães, Braga, Barcelos, Viana do Castelo e Porto. “Um verdadeiro encontro com nossas raízes culturais”, descreve Cristina.
Além da beleza histórica dos lugares, o que mais impressionou a família Dumcke foi a segurança e tranquilidade em transitar pelas ruas, a limpeza e paisagismo das cidades, com estradas asfaltadas e bem sinalizadas, aspectos que passam um grande bem-estar aos visitantes. E a língua comum os fez sentirem-se em casa.
Segundo Cristina, estar em família em lugares tão agradáveis traz uma paz e alegria inestimáveis. Todos os passeios foram acompanhados por guia turístico que transmitia a história de cada lugar. Como o roteiro era gourmet, os passeios incluíam refeições servidas à francesa, regadas a vinho típico de cada região, abrilhantadas com apresentações artísticas de fado e dança tradicional portuguesa.
“Dentre os lugares de encher os olhos destacam-se as vinícolas, todas muito bem estruturadas, modernas e belas, chamando atenção para três culturas regionais do Norte de Portugal: a produção de cortiça, pelo alto consumo de rolhas devido ao cultivo de vinho na região, que são aproveitadas na produção de calçados, aplicações em camisetas e trabalhos artesanais; as oliveiras, destinadas ao cultivo dos famosos azeites de oliva portugueses; e os parreirais para o cultivo de vinho”.
Sadi comenta que Évora foi o lugar mais marcante para ele, pois é a cidade mais histórica do roteiro. Cercada por muralhas, ao centro abriga a Praça do Giraldo, a Catedral Romana de Diana e o Palácio da Inquisição, onde julgavam e queimavam os considerados hereges. A cidade é Patrimônio Histórico da Unesco e emociona os visitantes que ficam imaginando o que se passou ali no período da inquisição.
Rafaela destaca a importância da religião para o povo português, através de suas catedrais suntuosas e a forte presença nas festividades populares. Dentre os principais locais visitados estão o Lamego, o Mosteiro de Santa Clara a Velha e as catedrais de Bom Jesus do Monte, Igreja de São Gonçalo e o Santuário de Fátima. “Ressalto ainda o aprendizado sobre os doces conventuais, com degustação da doceria regional, a base de ovos e açúcar, além de visita as mais conceituadas vinícolas, com degustação dos melhores vinhos, e ao Museu do Douro, onde se aprende sobre a complexa fabricação do vinho do Porto”.
A família diz que amou as regiões do Douro, Azeitão, Alentejo, Minho e suas tradições, a região litorânea de Sesimbra e Cascais, onde puderam provar os melhores frutos do mar, com vista de praias e paisagens estonteantes.
“Inesquecível o passeio aos pontos mais tradicionais de Lisboa, como o show de fado no famoso bairro de Alfama, a Torre de Belém, o Padrão de Descobrimentos e o passeio de barco pelo rio Douro, na cidade do Porto. A viagem é uma mistura de sensações, cheiros e gostos, um passeio às nossas origens, à história e às tradições. Roteiro que ficará entre as melhores memórias e a certeza da gratidão de poder viajar em família”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS