16 C
Ijuí
quinta-feira, abril 18, 2024

Curiosidades sobre o Catar

Menor país a sediar a Copa do Mundo: o Catar é um país localizado na península arábica na Ásia Continental, tem uma área aproximada de 11.610 km2 e sua capital é Doha. O país tem uma população de 2,7 milhões de habitantes e sua área é praticamente metade do estado de Sergipe, o menor estado brasileiro, com 21.910 km².

Primeira Copa do Mundo no Oriente Médio: a Copa do Mundo já foi realizada na Ásia, quando Japão e Coreia do Sul se juntaram para sediar a competição, em 2022, mas o Mundial do Catar será o primeiro na região do Oriente Médio.

Estádio da Copa ‘desmontável’: o 974 Stadium, que recebeu o duelo entre Brasil e Suíça, foi todo construído com contêineres e módulos de aço e será desmontado depois do Mundial. O material poderá ser usado para construir estádios menores ou até mesmo um igual em outro lugar.

Críticas ao Catar por desrespeito aos direitos humanos: o Mundial do Catar é considerado um dos mais controversos da história devido às acusações de desrespeito aos direitos humanos. Milhares de trabalhadores morreram em acidentes em canteiros de obras, ou tiveram condições de proteção insuficientes durante os meses quentes. O jornal britânico The Guardian revelou que mais de 6.500 trabalhadores que migraram para o país para a realização de obras para o Mundial morreram devido às precárias condições de trabalho, desde a escolha da Fifa, em 2010.

Brasil no topo do ranking Fifa: a seleção brasileira ocupa a primeira posição no ranking da Fifa. Nunca na história da competição o líder venceu a Copa do Mundo. A França não estava no topo da relação em 2018 quando se sagrou campeã.

5 substituições por seleção: a Fifa permitiu que as seleções possam fazer até cinco substituições na Copa do Mundo do Catar, pela primeira vez na história do torneio.

26 jogadores por seleção na Copa: a Fifa anunciou em junho que as seleções estão liberadas para convocar até 26 jogadores. Tradicionalmente, os países levam 23 nomes para a disputa do torneio.

Música-tema da Copa do Catar é ‘Hayya Hayya (Better Together)’: é a primeira música oficial da Copa do Catar. A canção tem forte influência de reggae e R&B, e foi gravada pelo cantor americano Trinidad Cardona, a estrela nigeriana de afrobeat Davido, e a sensação pop catariana Aisha.

*A notícia completa está na versão impressa do caderno Panorama encartado no Jornal da Manhã.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS