11.4 C
Ijuí
segunda-feira, maio 20, 2024

CULTIVO DO TRIGO

No próximo dia 21 de maio estará aberto o período do zoneamento agroclimático para o cultivo de trigo e o mesmo se estenderá até o dia 20 de julho. Este ano em Ijuí deverá ser cultivado mais de 20.000 ha com este cereal. Alguns cuidados devem ser tomados em relação à semeadura, pois, a definição do potencial produtivo da lavoura pode acontecer nesta operação.
Algumas providencias devem ser tomadas antes de iniciar a operação de semeadura, como a revisão dos equipamentos de semeadura como por exemplo molas, correntes discos sistema de distribuição, de modo que os mesmos trabalhem com a melhor exatidão possível.
Também é necessário fazer a regulagem da semeadeira de maneira que ela distribua as sementes de maneira uniforme e em uma profundidade adequada, ou seja, em torno de 5 cm de profundidade, necessitando serem bem cobertas e aderidas ao solo.
A distribuição das sementes deve ser realizada visando atingir uma população final em torno de 300 a 350 mil plantas por ha, pois é a população que define o numero de espigas que é o principal componente do rendimento do trigo. Para uma boa distribuição é necessário respeitar a velocidade de plantio que deve ficar em torno de 5 km por hora.
Muitas vezes as áreas são semeadas com poucas sementes na expectativa de que as plantas perfilhem e compensem, porem o perfilhamento é muito dependente de frio no período de perfilhamento e de uma correta adubação nitrogenada, estes dois fatores muitas vezes não acontecem por não ocorrer frios no período e às vezes não ter umidade para aplicação de nitrogênio no período correto. Outro fator importante é a correta adubação de base, para isto é necessário utilizar analise de solo que pode indicar a formula e a quantia necessária para a produção desejada, lembrando que para a fase de semeadura são necessários no mínimo 20 kg de nitrogênio, sendo o restante colocados na fase entre a 4 e 6 folhas verdadeiras.
Lembramos que algumas cultivares de trigo possuem resistência a fungos de inicio de ciclo, outras não, então, caso não serem resistentes é necessário fazer o tratamento de sementes com fungicida com melhor atuação sobre estes fungos que atuam nesta fase inicial, pois, o ataque dos mesmos ocorre principalmente sobre o colmo do trigo deixando om mesmo enfraquecido e a planta mais vulnerável ao acamamento nas fases finais de enchimento dos grãos.
Neste ano está se prevendo que as chuvas na primavera sejam em maiores volumes e com mais frequência, isto pode acarretar o desenvolvimento de fungos. Caso existam duvidas a respeito do manejo da cultura os agricultores devem se dirigir até o escritório da Emter para maiores esclarecimentos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS