20.9 C
Ijuí
quarta-feira, julho 24, 2024

Cuidando da saúdemental do empreendedor

É comum falar-se dos desafios dos empreendedores que se dedicam de corpo e alma para fazer o negócio “dar certo”. Tirar um negócio do campo das ideias e colocar para funcionar, com contratações, captação e retenção de clientes, impactos e retornos financeiros, representa um conjunto de desafios. Poucas horas de sono, estresse excessivo e a pressão por resultados podem trazer desafios pouco comentados, que são os prejuízos á saúde mental. Hoje vamos colocar luz neste assunto, com algumas reflexões.
De acordo com uma pesquisa feita pela Harvard Business Review com 326 empreendedores norte-americanos, 25% deles sofrem com um início da síndrome de burnout ou esgotamento motivado pelo trabalho. No Brasil, uma pesquisa da UFMG mostrou que especialmente na pandemia 76% dos empreendedores relatou que teve a vida muito afetada, 20% afirmou que passou por problemas psicológicos severos e 15% que iniciou tratamento com antidepressivos e ansiolíticos. Quem não quer fazer parte dessas estatísticas precisa tomar alguns cuidados preventivos.
Aquela ideia de trabalhar enquanto eles dormem precisa ser esquecida. Os maiores e mais famosos empreendedores do mundo já falaram sobre a importância de uma boa noite de sono e momentos de descanso ao longo do dia. Elon Musk, multi bilionário fundador da Tesla e outras empresas conhecidas já afirmou em entrevistas e palestras que já tentou dormir menos, mas a produtividade diminui, então, mantém pelo menos 6 horas de sono. Musk afirma que trabalha até tarde da noite ao longo da semana, mas apenas poucos sábados e domingos. Warren Buffett diz “você será um desastre se não cuidar da sua saúde mental”. Estudos mostram que a partir de 17 horas seguidas sem dormir o cérebro começa a dar sinais importantes de comprometimento de atenção e cognição.
Respirar bem e respirar profundamente, ajuda a relaxar, assim como manter a calma ajuda a decidir melhor. Os vínculos sociais, não de negócios, ajudam a ter conversas diferentes do trabalho e contribuem com o bem estar. Conectar-se com pessoas queridas aumenta a felicidade. Manter um relacionamento romântico, dedicar algumas horas para amigos e familiares queridos são ações que contribuem mais para o bom andamento dos negócios do que pode se imaginar. A tendência é que este convívio gere bons estímulos para o alcance de objetivos. Um abraço e até a próxima!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS