10.9 C
Ijuí
segunda-feira, maio 20, 2024

Construção Civil segue forte em Ijuí

O setor da construção civil segue fortalecido em Ijuí, no mesmo ritmo de 2021, quando se registrou um crescimento de 64%. O secretário de Planejamento e Regulação Urbana, Luís Francisco Schröer (Chico Ortiz), explica o cenário atual da construção civil e também fala do trabalho desenvolvido na pasta em 2022.

Ortiz conta que a Seplan é composta por seis setores, sendo um deles o de Regulação Urbana que deverá fechar em 500 projetos com 200 mil m² de construção. “É um dado impressionante que mostra a pujança da construção civil em Ijuí, que segue forte com números semelhantes ao do ano passado, mesmo depois de um período de pandemia, estiagem que afetou a produção de grãos, uma guerra no exterior, eleições e até mesmo a Copa do Mundo, que são fatores que acabam refletindo na economia.”

Ele lembra que no ano passado foram 492 projetos encaminhados com 227 mil m² de construção. Outra ação lembra a criação da lei do mutirão de legalização de áreas modificadas, que foi prorrogada (encerra hoje).

“Chegamos a 166 projetos e 27 mil metros de áreas regularizadas. Pretendemos até o final do mês chegar a 200 projetos de áreas regularizadas. Quem adere a regularização recebe desconto de até 50% de taxas e multas.
Dentro do balanço de ações da pasta, o secretário lembra o trabalho do Núcleo de Engenharia que conduz os projetos públicos e onde está o gestor municipal de convênios e contratos.

Ortiz também destaca o trabalho desenvolvimento pelo setor de Orçamento, Planejamento e Suplementação. “O setor é responsável pela montagem do Plano Plurianual (PPA), assim como as Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Neste momento estamos finalizando a LOA 2023 que está na Casa Legislativa esperando a aprovação. É o setor, que junto com a Secretaria da Fazenda e a Secretara de Governo cuida de cada centavo do contribuinte.”

A Seplan também conta com o setor de Tecnologia, Informática e Telefonia. Ortiz conta que o setor é responsável por garantir internet, telefone a mais de 90 pontos, além do armazenamento de dados e digitalização de processos.

*A notícia completa está na versão impressa do Jornal da Manhã.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS