20.9 C
Ijuí
quarta-feira, julho 24, 2024

Conflitos familiares e evasão escolar crescem

A chegada do fim do ano é celebrada por muita gente. No Conselho Tutelar de Ijuí, no entanto, é período de alerta. Conforme o presidente do Conselho, Gilmar de Paula, nesta época do ano as pessoas ficam mais emotivas e cansadas, o que acaba gerando uma maior quantidade de conflitos familiares, além da evasão escolar.

Segundo ele, as demandas em si aparentam ter diminuído, contudo, tudo fica mais maquiado, ou seja, não se consegue apresentar indicadores. “Nossa atuação tem sido muita recorrente na questão de orientações a familiares aqui no conselho. Muitas pessoas não conhecem de fato as atribuições do conselho tutelar. São famílias na busca de vagas escolares, buscando orientações de guarda, pensão alimentícia, visitação dos filhos também, quando há separação, entre outros casos”, disse.

Em relação à evasão escolar, o conselheiro comenta que ela acontece por causa de um certo abandono intelectual, que é previsto, em uma situação em que a criança ou o adolescente larga os estudos, já está cansado e fala que no ano que vem recupera. Isso gera uma ficha de infrequência escolar e se torna uma demanda bastante significativa. “Então vamos atrás de uma abordagem legal do responsável, para aplicar uma medida e explicar que está sendo cortado um direito e o filho ou filha deve retornar à escola”, explica Gilmar de Paula.

*A notícia completa está na versão impressa do Jornal da Manhã.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS