Utilize brinquedos interativos: os cachorros amam as bolinhas e pelúcias. Uma forma de divertí-los é jorgar brinquedo pela casa e ensiná-lo a buscar. Não se esqueça de dar um limite. Alguns cães se empolgam tanto nessa brincadeira, que não querem parar. Esse é um brinquedo a ser oferecido com supervisão, pois há cães que gostam de mastigar tecidos e acabam engolindo.
Realize atividades que incentivem a memória: outra forma de levar mais dinâmica e diversão para a vida dos pets é realizar atividades que incentivam a memória do animal. Essas brincadeiras podem ser executadas com itens simples, como alguns copos ou baldes pequenos, petisco ou com brinquedos que eles gostem. Coloque dois ou mais copos no chão e, com o cachorro vendo, esconda o petisco ou brinquedo embaixo de um dos copos. Peça para o cachorro procurar. Depois, faça o mesmo, mas troque o local dos copos e peça para o cão procurar novamente. Quanto mais copos e mais movimentos, mais difícil a brincadeira.
Incentive ações que promovam a percepção do pet: além da memória, é importante também treinar a percepção do animal em relação ao seu faro. Então, promova brincadeiras como ‘caça ração’ ou ‘caça petisco’ pela casa. Outra opção são os tapetes e bola de fuçar. Além de rechear com petisco ou mesmo a ração, também podemos colocar ervas secas ou frescas e aguçar ainda mais o olfato. Além do pet se mexer bastante buscando a sua recompensa, ele acaba trabalhando áreas importantes no seu desenvolvimento.
Inove com brinquedos recicláveis: muitas vezes nos perguntamos se temos os materiais necessários para promover a diversão do animal e esquecemos que coisas simples podem ajudar nessa missão. É possível criar diversas atividades utilizando garrafas de plástico, bandejas de ovos, potes descartáveis, entre outros. Podemos trocar uma das refeições do pote pelo brinquedo e recheá-lo com ração, por exemplo.
Cabo de Guerra: há quem diga que não é a melhor das brincadeiras, mas com certeza é uma forma de interagir com o pet e promover o entretenimento em casa. Por isso, invista em cordas e pelúcias longas para a diversão. Essa também é uma ótima forma de ensinar o “solta” para o cão. Brinque bastante de puxar, elogie o comportamento do cão, em seguida coloque um petisco bem perto do seu focinho e diga “solte”. Quando ele soltar, recompense.
Transforme o adestramento em brincadeira: outra forma de se divertir com os animais de estimação é aumento o repertório de comunicação entre vocês. Solicitar comportamentos específicos e recompensá-los, fará com que o cão compreenda a linguagem humana. “senta”, “fica”, “caminha” e “deixa” são os que eu considero essenciais para ensinar ao cão e facilitar a rotina. Mas nada disso exime o tutor de ter que passear diariamente.