21 C
Ijuí
quarta-feira, abril 24, 2024

Colmeia do Saber doa bolsas ao Cacon

O Clube de Mães Colmeia do Saber, do bairro São José, fez, na manhã de ontem, a entrega de 72 bolsinhas de tecido no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), que serão utilizadas por pacientes em tratamento oncológico.

A assistente social do HCI, que atua no Cacon, Ivanir Fischer, explica que as bolsinhas serão destinadas às pacientes que fazem cirurgias de mama e precisam de um dreno que, com a bolsinha, consegue ser carregado com maior facilidade. Também serão utilizadas pelos que precisam de sonda vesical, como em casos de cirurgia de bexiga, em que os pacientes precisam de bolsa. “Essas sacolinhas escondem as bolsas e, dessa forma, é possível dar maior qualidade de vida aos pacientes para eles virem até nós fazer curativo, por exemplo.”

Ivanir comenta que, em alguns casos, os pacientes ficam para sempre com a sonda vesical, então, dessa forma, ela é escondida. “Isso dá dignidade para pessoa. É possível encarar a doença de outra forma. As pessoas, infelizmente, ainda têm muitos tabus sobre o tratamento de câncer.”

Além das doações das bolsas pelo clube de mães, o Cacon faz ações para arrecadação de cabelos, por exemplo, em que os interessados doam cerca de 15 a 20 centímetros de cabelo, que são destinados à confecção de perucas para quem está em tratamento oncológico.

A assistente social destaca a importância da participação da comunidade com doações. A parceria entre Cacon e Colmeia do Saber já acontece há algum tempo e, desta vez, culminou com a doação das bolsinhas, confeccionadas por integrantes do clube de mães.

A coordenadora do Colmeia do Saber, Salete Nicoletti, destaca o lado humanizado das ações desenvolvidas entre as integrantes, com o objetivo de atender os que mais precisam. Recentemente o clube fez uma doação de leite e bolachas no HCI e, naquela vez, foi desafiada com a demanda das bolsinhas. Salete conta que recebeu o modelo da bolsa e, com duas costureiras no clube, iniciaram as produções. “Eu como coordenadora estou muito feliz de entregar todas essas bolsas.”

*A notícia completa está na versão impressa do Jornal da Manhã.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS