13 C
Ijuí
sábado, maio 18, 2024

COISAS DA VIDA

Pensei sobre o tema gentileza, tema esse que já escrevi em minha coluna. Aprecio toda forma de gentileza e amo conviver com pessoas que sabem ser gentis. Como define Martina Neubüser, trata-se de uma palavrinha leve, que soa fresca como brisa de verão. “Alimenta a boca de quem fala e aquece os ouvidos de quem escuta”. Josie Conti argumenta que pessoas gentis passam pela vida do outro tocando-o com leveza, deixando marcas onde ninguém mais pode ver. Concordo com Leonardo Boff que nossa força encontra-se nas mais delicadas e íntegras ações, e em especial, destaco a gentileza…
Rosana Braga defende com propriedade que a gentileza “abre portas, muda o rumo dos conflitos, facilita negociações, transforma humores, melhora as relações “. E Martina está coberta de razão ao afirmar que a gentileza valida nossa existência porque produz frutos que não apodrecem, ao contrário, se multiplicam. Em seu belo livro “O Poder da Gentileza”, sugere 10 dicas para facilitar a prática da gentileza. Se essa moda pega, acredito que esse exercício vai gerar e multiplicar magníficos frutos na vida de todos nós. Selecionei algumas dicas para você, caro(a) leitor(a):
Tente se colocar no lugar do outro. Isso ajuda a entender melhor as pessoas, seu modo de pensar e agir. Aprenda a escutar. Ouvir é muito importante para solucionar qualquer desavença ou problema. Pratique a arte da paciência. Evite julgamentos e ações precipitadas. Peça desculpas. Isso pode prevenir a violência e salvar relacionamentos. Respeite as pessoas quando elas pensarem e agirem de modo diferente de você. Seja solidário e companheiro. Demonstre interesse pelo outro, por seus sentimentos e por sua realidade de vida. Esforce-se para compreender as diferenças e não para ganhar, como se as eventuais desavenças fossem jogos ou guerras. E, finalmente, mude a sua maneira de ver os conflitos. A gentileza nos mostra que o conflito pode ter resultados positivos e ainda tornar a convivência mais íntima e confiável.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS