Uma massa de ar frio impulsionada por um ciclone extratropical deve derrubar as temperaturas no Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul Meteorologia, algumas regiões podem registrar mínimas abaixo de 5°C, com risco de geada tardia.
O frio começa a avançar pelo estado nesta sexta-feira (16), com temperaturas entre 10°C e 13°C em regiões como a Serra, os Aparados, a Campanha e o Sul gaúcho. A previsão indica mínimas abaixo de 10°C em algumas áreas durante o fim de semana, além de chuva e garoa em parte do estado.
O frio deve atingir seu pico na segunda (19) e na terça-feira (20), com mínimas abaixo de 5°C em regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Segundo a MetSul Meteorologia, há possibilidade de temperaturas negativas em áreas do Planalto Sul Catarinense e, com menor chance, em São José dos Ausentes, na Serra gaúcha.

