Ontem pela tarde, no auditório do Sesc de Ijuí, aconteceu a capacitação “Saberes e práticas: Um olhar sobre o TEA na Educação Infantil”, direcionado aos profissionais da Educação Infantil. O evento foi promovido pelo Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista (TEA), de Ijuí, para todas as escolas públicas e privadas de municípios de abrangência da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde.
A reportagem do JM acompanhou o evento e conversou com a coordenadora de Saúde Mental do município, neuropsicóloga, Márcia Baiocchi do Amaral, uma das idealizadoras da formação. Ela destaca que a atividade foi pensada a partir de demandas da rede, para proporcionar mais conhecimento e subsídio aos professores desse nível de ensino, com foco na inclusão das crianças que estão dentro do TEA.
“É de suma importância que todos possam trabalhar juntos. A gente sabe que as pessoas dentro do TEA tem particularidades sensoriais, de comunicação ou relação, e as pessoas precisam aprender mais sobre isso, para realmente poder incluir. Educação, Saúde e família precisam trabalhar juntos”, declara a coordenadora Márcia.
A capacitação teve o objetivo de aproximar a comunidade nessa discussão, por meio de palestras com a psicóloga, mestre em Psicologia e doutoranda em Educação, Fernanda Aparecida Pezzi, e com a educadora especial, psicopedagoga e mestre em desenvolvimento, Priscila Lorenz.
A participação, segundo a coordenadora Márcia, foi grande, com 211 inscritos, entre professores e monitores da Educação Infantil, de Ijuí e região, além dos que compareceram sem inscrição prévia. Dessa forma, o evento contabilizou cerca de 250 participantes. “Desde o primeiro momento em que conversamos sobre a ideia com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e demais municípios tivemos muito apoio. Nos deixa feliz ver que atenderam nosso convite.”
O evento foi gratuito, contudo, a comunidade presente colaborou com a doação de alimentos, que serão destinados à Campanha de Arrecadação da TeAmor.