As hepatites virais representam, em muitos casos, riscos graves à saúde da população. Com o intuito de proteger e orientar a população sobre os riscos dessas doenças, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Ijuí vem promovendo, desde o mês passado, quando foi realizada a campanha do Julho Amarelo, ações para evitar a propagação da doença no município.
No fim do mês, os profissionais do SAE visitaram salões de beleza e orientaram as pessoas que trabalham com manicure e pedicure sobre os cuidados para evitar uma possível contaminação. Também foi feito o agendamento de testes rápidos de hepatites B e C para essas pessoas. “Todas fizeram agendamento prévio, e aí fizemos a ação.
Aplicamos o teste rápido, que é simples e que em 30 minutos disponibiliza o laudo para as usuárias”, explica a enfermeira do SAE, Elisandra Dalla Rosa.
A testagem ocorreu ontem durante o dia todo e segue até o fim do mês. Além da testagem contra as hepatites virais, também foram realizados testes de HIV e sífilis.
“A população que quiser acessar os testes pode também vir até o serviço ou procurar a unidade de saúde de área de referência. O teste pode ser feito por meio de agendamento ou por demanda espontânea. Além disso, também orientamos e aconselhamos aos pacientes, quanto a forma de prevenção, transmissão e também tratamento, que é tanto realizado no SAE, quanto na unidade de saúde”, explica Elisandra, que reforça a importância do diagnóstico precoce. “Quanto antes descobrir, melhor para o tratamento.”