O Legislativo de Ijuí aprovou por unanimidade a moção de apoio a Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito, que será lida amanhã, no pátio da Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP) em São Paulo.
A moção de apoio é de autoria do vereador Josias Pinheiro (PDT) que leu na sessão do Legislativo parte da carta que reforça a importância das instituições democráticas.
Josias lembrou o episódio ocorrido em agosto de 1977, em meio às comemorações do sesquicentenário de fundação dos Cursos Jurídicos no País, quando o professor Goffredo da Silva Telles Junior leu a Carta aos Brasileiros, na qual denunciava a ilegitimidade do então governo militar e o Estado de exceção.
Também citou que “o Brasil superou a ditadura militar e com a Assembleia Nacional Constituinte resgatou a legitimidade das instituições.
E, por fim, Josias citou que “no Brasil atual não há mais espaço para retrocessos autoritários e que os resultados das eleições de outubro sejam respeitados.