10.5 C
Ijuí
terça-feira, outubro 3, 2023

Arborização melhora a qualidade de vida

As árvores são benéficas para a qualidade de vida. As árvores sobrevivem por meio da fotossíntese, um sistema que capta a luz do sol e gás carbônico, transformando em carboidrato e oxigênio, que é expelido para o meio ambiente. As plantas transpiram e liberam substâncias que ajudam a aumentar a umidade relativa do ar. Por isso que as árvores são excelentes meios de combater o calor.

Segundo o biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, João Pedro Gesing, as árvores funcionam como uma espécie de refrigeração do planeta Terra. “As árvores podem reduzir em até 10º C a sensação térmica entre um ambiente desprovido de árvores e um bem vegetado.”Isso porque, como explica o biólogo, o concreto esquenta os ambientes e a vegetação dissipa o calor. “Você nunca vai encostar em uma planta e ela vai estar quente.”

Além disso, reforça que, com a falta de árvores, a umidade do ar fica baixa, o que pode causar as síndromes respiratórias. “Se você tem árvores em casa, na praça ou na rua, isso traz benefícios.”

João informa que antes de plantar árvores é preciso ter conhecimento de qual o melhor ambiente para elas. Analise se por perto há rede de fiação, rede de água, esgoto e muros. O objetivo é encontrar um local que tenha espaço para a muda se desenvolver e não gerar problemas, evitando que ela seja retirada no futuro. “As árvores são consideradas equipamentos urbanos, pois você precisa dela.”

*A notícia completa está na versão impressa do Jornal da Manhã.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas notícias