20 C
Ijuí
terça-feira, junho 18, 2024

Alunos iniciam Estudos de Recuperação

Começou na manhã de ontem os estudos de recuperação de aprendizagem do ano de 2022 para alunos da rede de ensino estadual em todo o Rio Grande do Sul, contemplando 153 mil estudantes. O período de Estudos de Recuperação proposto pela Secretaria Estadual da Educação encerra no próximo dia 17.

Além da recuperação do conteúdo, outro objetivo da ação é conseguir resgatar e aproximar os alunos da escola. Em 2021, segundo o censo escolar, um a cada 10 alunos de instituições públicas no Rio Grande do Sul abandonou os estudos no Ensino Médio. O índice é o dobro da média nacional.

A iniciativa é uma oportunidade adicional para que alunos, do 3º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), recuperem as aprendizagens necessárias ao próximo ano letivo, permitindo aprovação, caso alcancem as notas necessárias. É para alunos que apresentaram resultado inferior à média anual; ou que não obtiveram frequência mínima para aprovação (75%) em 2022. A Secretaria informa que 1º e 2º ano/EF não participam, por constituírem o ciclo de alfabetização, no qual não ocorre reprovação. E os aprovados nos Estudos de Recuperação seguirão o calendário do ano letivo 2023.

Segundo a titular da 36ª Coordenadoria Regional da Educação, Eveline Eberle no final do ano letivo 2022, os estudantes que não foram aprovados receberam seu Plano de Estudos de Recuperação personalizado, com a indicação das aprendizagens que precisavam ser recuperadas, para dar continuidade à vida escolar e para avançar de ano. E também foram indicados os materiais necessários para o próprio aprendizado, como livros didáticos, plataformas de leitura e conteúdos da plataforma Google Sala de Aula.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS