20 C
Ijuí
terça-feira, junho 18, 2024

Ações buscam prevenir perdas por nova estiagem

A chegada do fim de ano é celebrada pelo aumento das temperaturas e pelos dias mais longos. Para quem vive no interior e trabalha com agricultura, no entanto, esta época do ano é de alerta, ainda mais se levado em conta o histórico dos últimos três anos, em que repetidas estiagens causaram enormes prejuízos aos produtores.

Para tentar minimizar os efeitos de uma possível estiagem no próximo verão, agricultores estão investindo, assim como as prefeituras da região, para que todos estejam mais bem preparados para que não haja prejuízos em decorrência do excesso de calor e da falta de chuvas.

Morador do Distrito de Arroio das Antas, Cristiano Didoné resolveu investir em um sistema de irrigação para a plantação de milho e, também, na abertura de um açude para o gado da produção leiteira. “Ano passado foi horrível a estiagem. Estávamos instalando a irrigação, e mesmo molhando, perdemos a plantação. Chegou no momento em que o milho estava florescendo, e com o calor elevado e a umidade muito baixa, acabou não fecundando e morrendo.

Tomara que este ano, a seca não se repita”, destaca. Na parte irrigada, segundo ele, há uma expectativa boa de que vai produzir bem, mas onde não há irrigação, a produção está perdida. “Não tem mais o que fazer, só tentar encaminhar seguro”, complementa.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Últimas NOTÍCIAS