O Programa Intersetorial Criança Feliz, que será desenvolvido em conjunto com o Primeira Infância Melhor (PIM), entre as secretarias de Desenvolvimento Social, de Saúde e Educação, visa promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, tendo como público alvo as gestantes e crianças de até seis anos de idade.
A assistente social Cristiane Barasuol explica que o programa acontece no município por meio de 16 visitadores, que irão a bairros distintos fazendo visitas domiciliares em famílias selecionadas, que aceitarem fazer as atividades com crianças e gestantes. “Então eles vão até a casa das pessoas e desenvolvem atividades com os pais e crianças no intuito de melhorar a qualidade de vida.”
Ela informa que os bairros que receberão os visitadores são Getúlio Vargas, 15 Novembro, Thomé de Souza, Colonial, Luiz Fogliatto e Tancredo Neves.
O programa é voltado ao desenvolvimento psicomotor, promovendo a coordenação motora, percepção sobre cores, formatos e gestos, bem como orientando sobre como a mãe deve cuidar da criança. “O programa tem característica de intersetorialidade entre as secretarias, então o visitador vai articular as políticas públicas de forma a atender a família plenamente.”
*A notícia completa está na versão impressa do Jornal da Manhã.